Talvez 2020 tenha sido o ano que mais aproximou pessoas da tecnologia até agora. Muitos tiveram que aprender a dar palestras online, fazer reuniões virtuais e mesmo chamadas por vídeo. Sem dúvidas, a necessidade acabou sendo o que impulsionou as mudanças que deixaram a vida ainda mais conectada e digital.
Mas o que esperar para o ano que vem? Com a virada do ano batendo na porta, quais são as tendências tecnológicas para 2021? A resposta você encontra a seguir. Boa leitura!
1. Inteligência Artificial (IA)
É verdade que a Inteligência Artificial já é uma figura repetida na lista sobre “o que esperar para o próximo ano”. Mas o fato é que, das tendências tecnológicas para 2021, acredita-se que ela ganhará o status de ferramenta ainda mais valiosa para nos ajudar a interpretar e compreender o mundo ao nosso redor.
Para empresas, o desafio tem sido entender a mudança no comportamento dos clientes. Com algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) mais bem informados e cada vez mais sofisticados, a IA será uma aliada ainda mais poderosa para conhecermos melhor nossos clientes e até mesmo o próprio funcionamento interno. Assim, organizações estarão mais aptas a melhorarem processos, coletarem dados e tomarem decisões de negócios mais eficazes.
Além disso, para 2021 podemos esperar que as ferramentas de Inteligência Artificial atendam cada vez mais às demandas de infraestrutura e orçamento de um número crescente de organizações.
2. 5G
A rede de dados 5G tem sido alvo de muitas controvérsias no mundo inteiro. Dentre as dúvidas por parte de alguns especialistas e da opinião pública, uma coisa é certa: o 5G possibilitará uma internet mais rápida e confiável.
Ao contrário do que muitos podem pensar, isso não significa apenas que as páginas da web e os vídeos serão carregados mais rapidamente, ou que downloads serão mais rápidos. Apesar de a promessa ser essa, a cada avanço na conectividade móvel vemos melhorias.
O 5G significa que serviços baseados em tecnologias avançadas – como realidade aumentada e realidade virtual que falaremos mais adiante -, possam se tornar uma proposta viável, em qualquer lugar e a qualquer hora. Resumindo, será graças ao 5G e outras redes avançadas de alta velocidade que outras tendências tecnológicas para 2021 se tornarão acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.
3. Cibersegurança
A cibersegurança pode não parecer a você como uma grande novidade, afinal, o assunto começou a ter importância há bastante tempo. No entanto, com empresas mudando seu modo de trabalho (muitas chegaram a fechar o espaço físico e os profissionais passaram a trabalhar à distância), com o aumento do home office e, por consequência, com o crescimento dos ataques maliciosos, proteger os dados torna-se ainda mais necessário.
A área cresceu muito neste ano e para o próximo espera-se que ela passe a ser prioridade dentro das organizações. Afinal, segundo o The Global Risk Report, o crime cibernético custará para as empresas, até 2021, o valor estimado de US$ 6 trilhões.
Portanto, as organizações precisam fazer um investimento e reforçar a segurança de seus dados, além de garantir que os softwares que utilizam tenham uma boa governança (como é o caso do Fusion Platform). Isso é possível com backup de segurança dos dados da empresa e com processos que demonstram de forma clara e objetiva o uso dos dados (um requisito da LGPDP, um item que organizações brasileiras também precisam ficar de olho em 2021).
4. Realidade Virtual e Aumentada
Em especial a Realidade Aumentada ganhou destaque neste ano por conta dos desafios colocados pela situação global. A tecnologia foi utilizada por empresas para divulgarem produtos e serviços principalmente para permitir que seus clientes evitassem situações potencialmente perigosas em que poderia haver risco de transmissão viral.
Por exemplo, na indústria de construção civil existem maquetes em Realidade Aumentada que podem ser acessadas por dispositivos móveis. Para quem prefere fazer as compras online, muitas lojas virtuais inseriram a função de RA nas páginas de comércio eletrônico para que clientes pudessem ver produtos com mais detalhes. No mundo da logística, RA e Realidade Virtual já começaram a entrar nos galpões.
Como uma das tendências tecnológicas para 2021, acredita-se que veremos um aumento no uso de ferramentas de RV e RA na educação. Isso reduzirá a necessidade de termos salas de aula lotadas.
Ambas as tecnologias já se mostram importantes nas áreas de treinamento, entretenimento (como visitas a museus), educação, marketing (área em que a RA e RV serão bem mais exploradas) e até mesmo no segmento da saúde. Por tudo isso, o potencial da Realidade Virtual e Realidade Aumentada tende a atingir organizações de diversos setores.
5. IoB
IoB é sigla para Internet of Behaviors (traduzido literalmente seria “Internet de Comportamento”). O Gartner explica a IoB como sendo o uso de dados para mudar o comportamento humano. Ou seja, significa reunir dados dos mundos físico e digital para influenciar ações e comportamentos por meio de ciclos de feedback.
O próprio Gartner esclarece em seu site: “O IoB pode reunir, combinar e processar dados de muitas fontes, incluindo: dados comerciais de clientes; dados do cidadão processados pelo setor público e agências governamentais; mídia social; implantações de reconhecimento facial em domínio público; e rastreamento de localização. A sofisticação cada vez maior da tecnologia que processa esses dados possibilitou o crescimento dessa tendência”.
Um exemplo são os veículos podem ser controlados por telemática para estudar os comportamentos de direção. Os dados podem ser utilizados para melhorar a segurança, o desempenho do motorista e as rotas. Dessa maneira, veremos máquinas se programando de acordo com o comportamento do usuário.
A questão aqui é entender que, à medida que empresas aprendem mais sobre clientes, mais elas podem afetar o comportamento do seu público. Com a IoT (Internet of Things) a IoB pode ser usada pelas organizações para observar e tentar mudar comportamentos para atingir o objetivo desejado, que é, claro, o de vender.
Fonte das informações: https://blog.neomind.com.br/5-tendencias-tecnologicas-para-2021/