Como estruturar um ambiente de análise de dados?

Então, o que é análise de dados?

É um processo, um conjunto de técnicas, conceitos, metodologias, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

É a arte de coletar e transformar informações em diferencial competitivo, decisões inteligentes e oportunidades de negócio.

Trata-se de entregar a informação certa para a pessoa certa no tempo certo.

Quais são os passos importantes para iniciar o processo?

1. Definição do problema a ser resolvido

Nesse primeiro momento, você precisa definir qual será seu objeto de análise. Estabeleça quais perguntas deverão ser respondidas.

 2. Escolha o tipo de dados que serão analisados

Defina qual será a natureza dos dados que você pretende analisar para responder as perguntas da etapa anterior.

3. Defina como será a mensuração dos dados

Na terceira etapa, é necessário estabelecer como você vai medir os dados a serem analisados.

4. Realize a coleta de dados

Esse é o momento de coletar os dados brutos que você deseja analisar.

5. Analise os dados

Você deverá transformar os dados em informações relevantes. Recorra a gráficos e outros recursos visuais que facilitem essa análise.

6. Faça a interpretação dos resultados

Nessa etapa, os questionamentos iniciais devem ser respondidos e as conclusões precisam ser tomadas.

E então, ficou claro como funciona a metodologia de análise de dados? Não subestime o poder dos dados na sua empresa e promova uma gestão mais qualificada.

Tanto um sistema CRM como uma ferramenta ERP podem ser de grande ajuda para este processo na sua empresa. E se você integra esses dois softwares, melhor ainda! 

Quais são os tipos de análises?

Quais são as vantagens e benefícios da análise de dados?

Pesquisa entre 510 organizações, indicam os benefícios do BI:

  • Economia de tempo e maior receita (89%)
  • Versão única da verdade (92%)
  • Aumento de produtividade (87%)
  • Melhores estratégias, planos e tomadas de decisão (83%)
  • Processos mais eficientes (75%)
  • Economia de custos (95%)
  • Minimizar erros e riscos (82%)
  • Informações mais rápidos (94%)

Custo-benefício:

  • Instalação rápida
  • Curva de aprendizado
  • Aderência a todas as áreas de negócios
  • Mobilidade, praticidade e flexibilidade
  • Interface amigável
  • Escalabilidade
  • ROI garantido
  • Autossuficiência para as áreas de negócios

Principais players no mercado:

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